quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ordenação Presbiteral

Vem aí a Ordenação Presbiteral do Diácono José de Lima.

Data: 23/10
Horário: 19h00
Local: Paróquia Santo Antônio de Pádua - Sertaneja/PR


Contatos:
(43)3545-1236 lima_pax@hotmail.com

Continuemos a rezar pelas vocações!!!

1º ESTÁGIO VOCACIONAL - 2010

Estágio Vocacional

Aconteceu nos dias 17,18 e 19 de setembro o I Estágio Vocacional do ano de 2010. O encontro realizou-se nas dependências do Seminário Propedêutico “Menino Deus” em Cornélio Procópio. O evento teve como objetivo auxiliar os jovens no discernimento vocacional, destacando de modo especial a vocação para a vida ordenada. Este contou com a participação de 13 jovens oriundos de diversas cidades da diocese. O encontro iniciou no dia 17, sexta-feira, às 19h00min com uma oração. No mesmo dia, houve um momento de reflexão com o Bispo Diocesano Dom Getúlio Teixeira Guimarães e em seguida uma dinâmica de apresentação e entrosamento com o Seminarista Élcio José. No dia seguinte, sábado, os momentos de reflexão ficaram por conta do Pe. Sérgio de Deus Borges (Reitor do Seminário de Teologia), Pe. Wellerson Roberto Dias (Assessor Diocesano do SAV e Reitor do Seminário Propeêutico) e do Pe. Aparecido dos Santos Francelino (Pároco em Sertaneja). Neste dia também houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Getúlio, onde os seminaristas Gilmar e Élcio receberam o rito de admissão as Ordens Sacras e também onde foi concedido ao seminarista Clayton os ministérios de Leitor e Acólito. A tarde houve um momento de lazer (futebol) e após o jantar os vocacionados assistiram a um filme sobre a vida do Papa João Paulo II.

Na manhã do dia 19, domingo, seminaristas e vocacionados participaram da celebração da Santa Missa na Catedral Diocesana. Após o café da manhã, as palestras ficaram por conta dos Seminaristas Élcio José, Luan, Júlio e também da psicóloga, Dra. Karina. Antes do almoço houve a oração do santo terço. Após a refeição, Pe. Wellerson falou pessoalmente com cada vocacionado e os animou a continuar refletindo e respondendo ao chamado de Deus. Em seguida o encontro foi encerrado.

A equipe do SAV diocesano agradece a todos que direta ou indiretamente colaboraram para com o evento.

O próximo Estágio Vocacional está marcado para o mês de novembro (dias 19,20 e 21). Se você está pensando em ser padre envie-nos um e-mail ou ligue-nos: sav@dioceseprocopense.org.br – (43) 3259-1653 / 3523-1594.

A esquerda o Seminarista Clayton que recebeu os ministérios de Leitor e Acólito - no centro o Seminarista Gilmar e a direita o Seminarista Élcio, que receberam o Rito de Amissão às Ordens Sagradas.







quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESTÁGIO VOCACIONAL 17 A 19 DE SETEMBRO

ESTÁGIO VOCACIONAL PARA RAPAZES

Dias: 17,18 E 19 DE SETEMBRO

Local: Seminário Menino Deus - Cornélio Procópio.

Maiores informações: (43)3259-1653 falar com seminarista Élcio José ou falar com Pe. Wellerson no telefone (43) 3523-1594 ou ainda pelo e-mail: sav@dioceseprocopense.org.br

QUE TAL SER UM PADRE EM NOSSA DIOCESE?

TODA VOCAÇÃO É UMA GRAÇA DE DEUS! QUAL É A SUA VOCAÇÃO?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diocese de Cornélio Procópio envia representante para o 3º Congresso Vocacional do Brasil

A Diocese de Cornélio Procópio enviou representante para o III Congresso Vocacional do Brasil. O evento aconteceu de 03 a 07 de setembro, em Itaicí-SP. O tema do evento foi: "Discípulos missionários a serviço das vocações" e o Lema "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).

A Igreja Particular de Cornélio Procópio foi representada pelo coordenador do Serviço de Animação Vocacional, Seminarista Élcio José

O Congresso teve como finalidade celebrar a caminhada vocacional da Igreja no Brasil. Ele se inspirou no Sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em Roma, em 2008, e também no documento da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, que aconteceu em Aparecida (SP), em 2007.

A primeira conferência do Congresso foi proferida na manhã de sábado, dia 4, pelo teólogo padre Agenor Brighenti, que falou do tema: “Vocações no atual contexto sociocultural e eclesial. Durante todo o dia, os participantes discutirão este tema em grupos". Já o teólogo, padre João Batista Libânio, apresentou, na manhã do domingo, dia 5, a conferência “Teologia do discipulado e da missão”. Este tema também foi aprofundado ao longo do dia nos grupos. Na segunda-feira, dia 6, padre Gilson Maia, que foi membro da equipe executiva do Congresso, encerrou o ciclo das conferências falando sobre “Questões práticas”.

As atividades do Congresso sempre iniciaram com a celebração da Santa Missa às 7h, na capela da Casa de Retiro Vila Kostka. Além dos momentos de conferências e orações, houve também confraternização e espaços para partilha e troca de experiências.

Vinte pessoas representaram o Regional Sul II, em que a Diocese de Cornélio Procópio faz parte. Mais de 400 participantes vindos de todos os Estados de nosso País estiveram intensamente, estudando, rezando e elaborando metas para o Serviço de Animação Vocacional do Brasil. Entre os participantes estavam: Bispos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.

No Congresso foi construído um documento final que, após revisão, será publicado pela CNBB.

Seminarista Élcio José e outros participantes no 3º Congresso Vocacional do Brasil


Participantes do 3º Congresso Vocacional