domingo, 9 de agosto de 2009

AGENDA DO SAV PARA SETEMBRO/OUTUBRO

AGENDA SAV

13/09 - Encontro Diocesano de Coroinhas em Jataizinho. Início às 09:00hs com término previsto para às 15:00 hs. Levar lanche para partilha.
18-20/o9 - 3º Estágio Vocacional. O encontro será no Seminário Menino Deus em Cornélio Procópio. Início dia 18 às 19:00 hs com termino previsto para às 14:00 hs do dia 20. O evento é para rapazes que desejam ingressar no Seminário no próximo ano. Mais informações: (43)3259-1653 ou sav@dioceseprocopense.org.br
11/10 - Encontro do SAV com catequizandos de crisma do Setor I. O evento será em Cornélio Procópio. Início às 08:30 hs com término previsto para as 15:oo hs. Levar lanche para a partilha.
*nenhum destes encontros acima haverá taxa de participação
03/10 - Reunião SAV (Província) - Jataizinho - 14:00hs
17/10 - Reunião das Coordenações de Pastorais - CDP - 14:00hs

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL

Mês de agosto: mês vocacional

O mês de agosto é um tempo voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios. Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. O tema do mês vocacional deste ano de 2009 será: "Há esperança no caminho!". E o Lema será: "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho..." (Lc 24,32).
Presente em muitas paróquias, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações ( lembrando que devemos falar de vocação não somente no mês de agosto, mas durante todo ano).Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação:
Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais

No primeiro domingo do mês vocacional celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de São João Maria Vianney, patrono do clero (na verdade a instituição do sacerdócio se dá na Quinta-Feira Santa). O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
O dia dos diáconos é celebrado no dia 10 de agosto, na festa de S. Lourenço. Tendo recebido o sacramento da Ordem, os diáconos estão a serviço dos padres e bispos, no exercício da caridade e do anúncio do Evangelho. A presença do diácono é uma grande benção para todas as comunidades.


Segundo Domingo – Vocação Familiar

Neste domingo celebramos a vocação da família na pessoa do pai. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar.
Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.


Terceiro Domingo – Vocações Religiosas

No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho. Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em um mundo excessivamente materialista e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.

Quarto Domingo – Vocações Leigas

Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino, contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Todo leigo tem um carisma e recebe dons de Deus que são colocados a serviço do próximo pelo bem de todos. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.


Quinto Domingo – Vocações Leigas (Dia do catequista)

A Igreja celebra neste domingo o “Dia do Catequista”. O catequista é um leigo (a), alguém que é chamado por Deus para uma missão. Missão esta de nutrir e manter acesa a chama da esperança e da fé. O catequista tem a importante missão na Igreja de educar adultos, jovens e crianças na fé; de inserir na comunidade cristã e de moldar os valores fundamentais do ser humano como justiça, solidariedade, honestidade, cidadania. A catequese, verdadeira educação, leva o catequizando a compreender os fundamentos da vida cristã, o encontro com Jesus Cristo vivo e a experiência do seguimento de Jesus. Em cada comunidade nota-se a presença de catequistas. São mulheres, homens, jovens, avós, pessoas portadoras de deficiência, adolescentes que descobrem dentro de si a vocação de servir ao irmão de maneira desinteressada. É um chamado de Jesus. É uma vocação. É um modo de responder ao chamado de Deus que envia em missão. Assim cada catequista torna-se um discípulo missionário de Jesus Cristo.