domingo, 29 de março de 2009

PAPA BENTO XVI CONVOCA ANO SACERDOTAL

O Papa Bento XVI, durante a audiência concedida aos participantes da Plenária da Congregação para o Clero, quinta-feira, 16 de março, convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal será no próximo mês de junho, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerramento do ano será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.
Com o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, o Papa quer promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os sacerdotes a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Durante este ano sacerdotal deverá ser publicado um Diretório para os confessores e diretores espirituais, bem como um resgate dos textos do Sumo Pontífice Bento XVI, sobre a vida e o ministério dos presbíteros numa perspectiva missionária.
Fonte: CNBB Sul II

ENCONTRO DAS EQUIPES PAROQUIAIS DO SAV

Dia 29/03 aconteceu o encontro das equipes paroquiais do SAV no CDP. O evento iniciou as o8h:00m e encerrou-se às 12h:00m. Vários representantes das de diversas paróquias de nossa diocese fizeram-se presentes. Padre Sérgio de Deus, Assessor Diocesano do SAV, presidiu a Santa Missa e também falou sobre a mensagem do Santo Padre, o Papa Bento XVI, sobre a mensagem 46º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES que acontecerá dia 3 DE MAIO DE 2009. Também o seminarista Élcio José falou a respeito dos passos necessários para se montar uma equipe paroquial do SAV . A todos os que participaram do encontro nosso agradecimento, lembrando que quanto mais caminharmos juntos, com todas as paróquias de nossa Diocese, mais será possível alcançarmos nosso objetivo maior...
Nosso próximo encontro será dia 28/06 no CDP.









DIA 21/03 ACONTECEU ENCONTRO DA EQUIPE DIOCESANA DO SAV

Dia 21/03 aconteceu novo encontro da equipe diocesana do SAV. O próximo encontro está marcado para o dia 09/05.


sábado, 28 de março de 2009

MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

MENSAGEM DO SANTO PADRE
PARA O 46º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
3 DE MAIO DE 2009 - IV DOMINGO DE PÁSCOA

Tema: «A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana»

Venerados irmãos no episcopado e no sacerdócio, queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião do próximo Dia Mundial de Oração pelas Vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, que será celebrado no IV Domingo de Páscoa, dia 3 de Maio de 2009, desejo convidar todo o Povo de Deus a refletir sobre o tema: A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana. Não cessa de ressoar na Igreja esta exortação de Jesus aos seus discípulos: «Rogai ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 38). Pedi! O premente apelo do Senhor põe em evidência que a oração pelas vocações deve ser contínua e confiante. De fato, só animada pela oração é que a comunidade cristã pode realmente «ter maior fé e esperança na iniciativa divina» (Exort. ap. pós-sinodal Sacramentum caritatis, 26).
A vocação ao sacerdócio e à vida consagrada constitui um dom divino especial, que se insere no vasto projeto de amor e salvação que Deus tem para cada pessoa e para a humanidade inteira. O apóstolo Paulo – que recordamos de modo particular durante este Ano Paulino comemorativo dos dois mil anos do seu nascimento –, ao escrever aos Efésios, afirma: «Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, do alto dos céus, nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que n’Ele nos escolheu antes da constituição do mundo, para sermos santos e imaculados diante dos seus olhos» (Ef 1, 3-4). Dentro da vocação universal à santidade, sobressai a peculiar iniciativa de Deus ter escolhido alguns para seguirem mais de perto o seu Filho Jesus Cristo tornando-se seus ministros e testemunhas privilegiadas. O divino Mestre chamou pessoalmente os Apóstolos «para andarem com Ele e para os enviar a pregar, com o poder de expulsar demônios» (Mc 3, 14-15); eles, por sua vez, agregaram a si mesmos outros discípulos, fiéis colaboradores no ministério missionário. E assim no decorrer dos séculos, respondendo à vocação do Senhor e dóceis à ação do Espírito Santo, fileiras inumeráveis de presbíteros e pessoas consagradas puseram-se ao serviço total do Evangelho na Igreja. Demos graças ao Senhor, que continua hoje também a convocar trabalhadores para a sua vinha. Se é verdade que, em algumas regiões, se regista uma preocupante carência de presbíteros e que não faltam dificuldades e obstáculos no caminho da Igreja, sustenta-nos a certeza inabalável de que esta é guiada firmemente nas sendas do tempo rumo à realização definitiva do Reino por Ele, o Senhor, que livremente escolhe e convida a segui-Lo pessoas de qualquer cultura e idade, segundo os insondáveis desígnios do seu amor misericordioso.
Por conseguinte o nosso primeiro dever é manter viva, através de uma oração incessante, esta invocação da iniciativa divina nas famílias e nas paróquias, nos movimentos e nas associações empenhados no apostolado, nas comunidades religiosas e em todas as articulações da vida diocesana. Devemos rezar para que todo o povo cristão cresça na confiança em Deus, sabendo que o «Senhor da messe» não cessa de pedir a alguns que livremente disponibilizem a sua existência para colaborar mais intimamente com Ele na obra da salvação. Entretanto, por parte daqueles que são chamados, exige-se-lhes escuta atenta e prudente discernimento, generosa e pronta adesão ao projeto divino, sério aprofundamento do que é próprio da vocação sacerdotal e religiosa para lhe corresponder de modo responsável e convicto. A propósito, o Catecismo da Igreja Católica recorda que a livre iniciativa de Deus requer a resposta livre do ser humano. Uma resposta positiva que sempre pressupõe a aceitação e partilha do projeto que Deus tem para cada um; uma resposta que acolhe a iniciativa amorosa do Senhor e se torna, para quem é chamado, exigência moral vinculativa, homenagem de gratidão a Deus e cooperação total no plano que Ele prossegue na história (cf. n. 2062).
Ao contemplar o mistério eucarístico – onde se exprime sumamente o dom concedido livremente pelo Pai na Pessoa do Filho Unigênito pela salvação dos homens, e a disponibilidade plena e dócil de Cristo para beber completamente o «cálice» da vontade de Deus (cf. Mt 26, 39) – compreendemos melhor como «a confiança na iniciativa de Deus» molde e dê valor à «resposta humana». Na Eucaristia, dom perfeito que realiza o amoroso projeto da redenção do mundo, Jesus imola-Se livremente pela salvação da humanidade. «A Igreja – escreveu o meu amado predecessor João Paulo II – recebeu a Eucaristia de Cristo seu Senhor, não como um dom, embora precioso, entre muitos outros, mas como o dom por excelência, porque dom d’Ele mesmo, da sua Pessoa na humanidade sagrada, e também da sua obra de salvação» (Carta enc. Ecclesia de Eucharistia, 11).
Quem está destinado a perpetuar este mistério salvífico ao longo dos séculos, até ao regresso glorioso do Senhor, são os presbíteros, que podem precisamente contemplar em Cristo eucarístico o modelo exímio de um «diálogo vocacional» entre a livre iniciativa do Pai e a resposta confiante de Cristo. Na celebração eucarística, é o próprio Cristo que age naqueles que Ele escolhe como seus ministros; sustenta-os para que a sua resposta cresça numa dimensão de confiança e de gratidão que dissipe todo o medo, mesmo quando se faz mais intensa a experiência da própria fraqueza (cf. Rm 8, 26-30), ou o ambiente se torna mais hirto de incompreensão ou até de perseguição (cf. Rm 8, 35-39).
A consciência de sermos salvos pelo amor de Cristo, que cada Eucaristia alimenta nos crentes e de modo especial nos sacerdotes, não pode deixar de suscitar neles um confiante abandono a Cristo que deu a vida por nós. Deste modo, acreditar no Senhor e aceitar o seu dom leva a entregar-se a Ele com ânimo agradecido aderindo ao seu projeto salvífico. Se tal acontecer, o «vocacionado» de bom grado abandona tudo e entra na escola do divino Mestre; inicia-se então um fecundo diálogo entre Deus e a pessoa, um misterioso encontro entre o amor do Senhor que chama e a liberdade do ser humano que Lhe responde no amor, sentindo ressoar no seu espírito as palavras de Jesus: «Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto, e o vosso fruto permanecer» (Jo 15, 16).
Este amoroso enlace entre a iniciativa divina e a resposta humana está presente também, de forma admirável, na vocação à vida consagrada. Recorda o Concílio Vaticano II: «Os conselhos evangélicos de castidade consagrada a Deus, de pobreza e de obediência, visto que fundados sobre a palavra e o exemplo de Cristo e recomendados pelos Apóstolos, pelos Padres, Doutores e Pastores da Igreja, são um dom divino, que a mesma Igreja recebeu do seu Senhor e com a sua graça sempre conserva» (Const. dogm. Lumen gentium, 43). Temos de novo aqui Jesus como o modelo exemplar de total e confiante adesão à vontade do Pai para onde deve olhar a pessoa consagrada. Atraídos por Ele muitos homens e mulheres, desde os primeiros séculos do cristianismo, abandonaram a família, os haveres, as riquezas materiais e tudo aquilo que humanamente é desejável, para seguir generosamente a Cristo e viver sem reservas o seu Evangelho, que se tornou para eles escola de radical santidade. Ainda hoje são muitos os que percorrem este itinerário exigente de perfeição evangélica, e realizam a sua vocação na profissão dos conselhos evangélicos. O testemunho destes nossos irmãos e irmãs, tanto nos mosteiros de vida contemplativa como nos institutos e nas congregações de vida apostólica, recorda ao povo de Deus «aquele mistério do Reino de Deus que já actua na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus» (Exort. ap. pós-sinodal Vita consecrata, 1).
Quem pode considerar-se digno de ingressar no ministério sacerdotal? Quem pode abraçar a vida consagrada contando apenas com os seus recursos humanos? Mais uma vez convém reafirmar que a resposta da pessoa à vocação divina – sempre que se esteja consciente de que é Deus a tomar a iniciativa e é Ele também a levar a bom termo o seu projeto salvífico – não se reveste jamais do cálculo medroso do servo preguiçoso, que por medo escondeu na terra o talento que lhe fora confiado (cf. Mt 25, 14-30), mas exprime-se numa pronta adesão ao convite do Senhor, como fez Pedro quando, apesar de ter trabalhado toda a noite sem nada apanhar, não hesitou em lançar novamente as redes confiando na palavra d’Ele (cf. Lc 5, 5). Sem abdicar de forma alguma da responsabilidade pessoal, a resposta livre do homem a Deus torna-se assim «corresponsabilidade», responsabilidade em e com Cristo, em virtude da ação do seu Santo Espírito; faz-se comunhão com Aquele que nos torna capazes de dar muito fruto (cf. Jo 15, 5).
Emblemática resposta humana, repleta de confiança na iniciativa de Deus, é o «Amen» generoso e total da Virgem de Nazaré, pronunciado com humilde e decidida adesão aos desígnios do Altíssimo, que lhe foram comunicados pelo mensageiro celeste (cf. Lc 1, 38). O seu «sim» pronto permitiu-Lhe tornar-Se a Mãe de Deus, a Mãe do nosso Salvador. Maria, depois deste primeiro «fiat», teve de o repetir muitas outras vezes até ao momento culminante da crucifixão de Jesus, quando «estava junto à cruz», como refere o evangelista João, compartilhando o sofrimento atroz do seu Filho inocente. E foi precisamente da cruz que Jesus agonizante no-La deu como Mãe e a Ela nos entregou como filhos (cf. Jo 19, 26-27) – Mãe especialmente dos sacerdotes e das pessoas consagradas. A Ela quero confiar todos quantos sentem o chamamento de Deus para caminhar pela senda do sacerdócio ministerial ou da vida consagrada.
Queridos amigos, não desanimeis perante as dificuldades e as dúvidas; confiai em Deus e segui fielmente Jesus e sereis as testemunhas da alegria que brota da união íntima com Ele. À imitação da Virgem Maria, que as gerações proclamam bem-aventurada porque acreditou (cf. Lc 1, 48), empenhai-vos com toda a energia espiritual na realização do projeto salvífico do Pai celeste, cultivando no vosso coração, como Ela, a capacidade de maravilhar-se e adorar Aquele que tem o poder de fazer «grandes coisas», porque Santo é o seu nome (cf. Lc 1, 49).

Vaticano, 20 de Janeiro de 2009.

Papa Bento XVI

VISITA A FAMILIA DO SEMINARISTA SÉRGIO EM CORNÉLIO PROCÓPIO

Visita aos familiares do seminarista de teologia Sérgio Quini em Cornélio Procópio - dia27/03/2009

VISITA AOS FAMILIARES DOS SEMINARISTAS JULIO E RAFAEL

Visita aos familiares dos seminaristas Júlio e Rafael em Congonhinhas - dia 22/03/09








sexta-feira, 20 de março de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DOS SEMINARISTAS DO PROPEDÊUTICO E TEOLOGIA



SEMINÁRIO CELEBRA DIA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ

No dia 19 de março de 2009, logo de manhazinha, tivemos a alegria de celebrar o dia de nosso padroeiro, São José. A Santa Missa foi presidida pelo nosso reitor, Pe. Sérgio de Deus Borges. Contamos também com a participação do Diácono Wellerson, que sempre tem acompanhado as atividades do seminário e é um grande devoto de São José.
Na parte da tarde tivemos uma confraternização entre os seminaristas do propedêutico e teologia.

Que São José juntamente com sua esposa Maria interceda por nós nesta caminhada rumo a Jerusalém celeste.









quarta-feira, 18 de março de 2009

TARDE DE ESPIRITUALIDADE PARA OS SEMINARISTAS DO PROPEDÊUTICO E DA TEOLOGIA

Na quarta-feira, 18 de março, o Pe. Valdeci Antonio, religioso Palotino, ministrou uma tarde de espiritualidade para os seminaristas de teologia e propedêutico. O momento de oração aconteceu em uma chácara as margens do rio Tibagi em Jataizinho, das 14:00 às 17:00 horas. Pe. Valdeci falou sobre o tempo quaresmal, sobre o pecado e a necessidade de conversão... “Para descobrir o sentido do pecado tenho que saber quem é Deus. A graça de Deus é muito mais forte que o pecado” afirmou o padre.
A tarde de espiritualidade encerrou-se com a celebração da Santa Missa, às 17:00 horas.
SEMINARISTAS EM MOMENTO DE REFLEXÃO



terça-feira, 17 de março de 2009

QUAL É A SUA VOCAÇÃO?


ORAÇÃO VOCACIONAL

Oração Vocacional

Senhor, nosso Pai, Tu nos conheces a fundo e sabes o que mais nos convém. Sabemos que enviastes teu Filho Jesus para salvar a humanidade toda e que desejas salvá-la com a colaboração de todos."A messe é grande... e poucos são os operários”. Em muitos lugares há Igrejas fechadas, palavra sem pregador, altares sem sacerdotes, comunidades sem animadores, ovelhas sem pastores...Suplicamos-te Ó Pai, pela intercessão do Imaculado Coração de Maria: envia-nos padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos consagrados e comprometidos com o teu reino. Conserva e santifica Senhor os que já nos destes. Ajuda cada batizado a viver sua vocação, a buscar a santidade... Assim, a Igreja terá os operários que necessita, para o cumprimento da sua missão.Maria, Mãe e modelo de todas as vocações, ensiná-nos a cumprir a vontade de Deus e ajudá-nos a dizer a cada dia: "Faça-se em mim, Senhor, segundo a tua Palavra”. Assim seja. Amém.

ACESSE O SITE DE NOSSA DIOCESE


segunda-feira, 16 de março de 2009

SEMINARISTAS DA FILOSOFIA


Seminaristas da filosofia ( Diego, Fernando, Leandro, Enéias e Franciscarlo )

SEMINARISTAS DA FILOSOFIA


Enéas, Pe. Sérgio de Deus, Eduardo, Leandro, Franciscarlo e Fernando.

SEMINARISTAS DO PROPEDÊUTICO




Seminaristas do propedêutico - 2009


São eles: José Paulo (Nova Fátima), João Paulo (Santo Antônio do Paraíso), Rafael (Congonhinhas), Júlio César (Congonhinhas) e Carlos Landgraf (Cornélio Procópio).

O QUE É O SAV?


Serviço de Animação Vocacional (SAV)


O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é a atividade da Igreja destinada a cuidar do surgimento, discernimento e acompanhamento das vocações. É a ação vital de cada comunidade cristã em favor das vocações, para que a Igreja seja edificada segundo a plenitude de Cristo e conforme a variedade dos carismas do seu espírito.

Membros do SAV Diocesano:

Pe. Sérgio de Deus Borges – Acessor Diocesano - Jataizinho


Sirlaine K. Ângelo – Coordenadora Diocesana - Cornélio Procópio


Ronaldo Garcia Domingues – Vice Coordenador – Cornélio Procópio


Animadores Vocacionais:

Seminarista Élcio José – Jataizinho


Guilherme Souza - Cornélio Procópio


Édipo Rodrigo – Cornélio Procópio


Alessander Serignoli – Cornélio Procópio


Ir. Karla – Cornélio Procópio


Ir. M. Carmen – Cornélio Procópio


Ir. Marilene – Uraí


Ir. Ana Verlingue – Santa Mariana


Ir. Janete – Cornélio Procópio

Vocação: Chamado pessoal que Deus faz a cada um (a). É um convite para servir!
Como cristãos, temos três modos específicos de servir a Deus e à humanidade na Igreja. São eles:

Leigos(as): solteiros ou casados, vivendo o chamado que Deus lhes faz, para serem fermento e luz, como batizados na sociedade. Seguindo um chamado especial, os leigos desempenham funções importantes de acordo com os carismas e ministérios da Igreja.

Ministros ordenados: chamados a servir a Deus e ao seu povo, na Igreja, como diáconos, padres ou bispos, no serviço do anúncio da Palavra Viva do Pai, na celebração dos sacramentos e na coordenação e condução pastoral da comunidade.

Consagrados(as): seguindo um chamado de Deus todo especial, testemunhando a radicalidade de Jesus Cristo pobre, obediente e casto, vivendo a consagração nos carismas específicos dos Institutos, das Congregações e das Ordens Religosas.

AGENDA DO SAV - 2009

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL


CALENDÁRIO 2009

01/02/2009 – Início das atividades Seminários filosofia e teologia
21/02/2009 – Reunião das Coordenações Pastorais – CDP – 14h00
25/02/2009 – Início das atividades Seminário Propedêutico
27/02-01/03/2009 – Retiro propedêutico
02-06/03/2009 – Retiro Teologia
14/03/2009 – Reunião da Província em Londrina
*15/03/2009 – 1º Encontro Vocacional (masculino) – Casa JP II
21/03/2009 – Reunião equipe diocesana SAV
29/03/2009 – Encontro com Equipes Paróquias – CDP – 08h00
04/04/2009 – Encontro com catequizandos Crisma - Setor 4- Sapopema
18/04/2009 – Reunião Coordenações Pastorais – CDP – 14h00
25-26/04/2009 – 1º Estágio Vocacional – Seminário Menino Deus
03/05/2009 – Dia mundial de oração pelas vocações
09/05/2009 – Reunião equipe diocesana SAV
16/05/2009 – Encontro com catequizandos Crisma - Setor 3- Congonhinhas
*24/05/2009 – 2º Encontro Vocacional (masculino e feminino)– Casa JP II
06/06/2009 – Encontro com catequizandos Crisma - Setor 2 – Rancho Alegre
19/06/2009 - Lançamento oficial do Ano Sacerdotal - oração pela voc. sacerdotal
*19-21/06/2009 – 2º Estágio Vocacional – Seminário Menino Deus
21/06/2009 – 4ª Festa da Unidade (propaganda vocacional)
28/06/2009 – Encontro com Equipes Paroquiais – CDP – 08h00
03-05/07/2009 – Encontro Regional – Cascavel
02/08/2009 – Encontro Vocacional com os jovens – Sapopema
16/08/2009 – Reunião das Coordenações Pastorais – CDP – 14h00
07/09/2009 – Encontrão Sem. Diocesanos – Londrina e Maringá
13/09/2009 – Encontro de Coroinhas - Jataizinho
*18-20/09/2009 – 3º Estágio Vocacional – Seminário Menino Deus
26/09/2009 – Encontro com catequizandos Crisma - Setor 1- Cornélio Procópio
03/10/2009 – Reunião da Província em Jacarezinho
*11/10/2009 – 4º Encontro Vocacional (masculino e feminino)– Seminário Menino Deus
17/10/2009 – Reunião das Coordenações Pastorais – CDP – 14h00
08/11/2009 – Encontro Equipes Paroquiais e Retiro para Equipes Paroquiais e diocesana - Cornélio Procópio - das 08:00 as 17:00 hs
*13-15/11/2009 – 4º Estágio Vocacional – Seminário Menino Deus
28/11/2009 – Confraternização Coordenações Pastorais Diocesanas
05-13/12/2009 – Semana Missionária – Seminaristas Diocesanos
14/12/2009 – Encerramento das atividades nos Seminários Diocesanos

**** Retiro com as lideranças do SAV paroquial e diocesana dia 08/11 em C. Procópio das 08:00 às 17:00 hs.

JÁ PENSOU EM SER PADRE? QUE TAL?


LOGOMARCA DO SAV


domingo, 15 de março de 2009

SAV ( Contato )

Rua Barão de Antonina, 548 - Centro
CEP: 86210-000 - Jataizinho - PR

TEl: 3259-1653
E-mail: sav@dioceseprocopense.org.br